domingo, 25 de abril de 2021

ANSIEDADE, UM TRANSTORNO QUE DÁ MEDO

       Todos nós, de uma forma ou de outra, experimentamos ansiedade. Portanto, a ansiedade, por si só, não é um mal a ser evitado. Ficamos ansiosos quando temos alguma coisa importante para resolver; uma prova na universidade, um compromisso inadiável, uma palestra a ser dada. Enfim, há uma série de atividades corriqueiras que podem nos trazer uma certa ansiedade. A ansiedade, contudo, só se torna um problema, quando ela passa a interferir, de forma negativa, no andamento normal de nossas vidas. Quando ela se torna constante e incontrolável. Nesse caso, podemos estar desenvolvendo o chamado transtorno de ansiedade.  

           O Transtorno de Ansiedade pode ser uma enfermidade mental séria. As pessoas com esse problema podem desenvolver medos e preocupações extremas que lhes venham causar grande desconforto e sofrimento. Mas como saber se estamos com esse problema, se nossos sintomas fazem parte do conjunto de sintomas que caracterizam o Transtorno de Ansiedade. E o que fazer nesses casos? Vejamos, primeiro, alguns tipos de  transtorno de ansiedade.

            1. Síndrome do Pânico - é uma sensação de medo intenso que surge repentinamente, sem aviso e sem razão aparente. Esse sintoma pode vir, normalmente, acompanhado de suadouro, dores no peito, palpitações, batimentos cardíacos irregulares e também de uma sensação de engasgamento. Muitas pessoas dizem ter a sensação de que estão tendo um ataque cardíaco

         2. Fobia Social  - Algumas pessoas desenvolvem uma angustiante sensação de estarem sendo julgadas constantemente pelos outros. Sentem-se embaraçadas na presença de outras pessoas e temem comportar-se de forma ridícula.

            3. TOC - O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um dos mais conhecidos transtornos dos dias de hoje, pois muita gente famosa já veio a público dizer que padece dessa enfermidade. Caracteriza-se, principalmente, por pensamentos e medos que as fazem desempenhar determinados rituais e rotinas desgastantes emocionalmente, pelas exaustivas repetições  que, às vezes,   o afetado  se impõe. Tais pensamentos são chamados de obsessões e os rituais são as compulsões.

        4. Fobia Específica - Esse tipo de transtorno se caracteriza por um medo intenso de alguma coisa especifica, como medo de certos bichos, altura, de viajar de avião  etc.

          5. Distúrbio Pós-traumático - um problema que pode aparecer após  um acontecimento traumático; por exemplo, a morte de um ente querido, um assalto,   abuso sexual etc. As pessoas que passam por esses traumas, frequentemente, tem pensamentos apavorantes  que perduram por longo tempo; essas pessoas  tendem a se tornar emocionalmente apáticas.

        Os tipos de transtornos de ansiedade descritos acima, são alguns dos mais importantes; mas há, ainda, outros tipos que iremos descrever em outra oportunidade. Vejamos agora,   alguns de seus  sintomas mais característicos. São eles:  agitação, medo, pânico; pensamentos descontrolados e obsessivos, lembranças constantes de experiências traumáticas; pesadelos, problemas para dormir. Mãos e pés frequentemente suados; respiração curta, palpitações, náusea e tonturas. Comportamentos ritualísticos, como lavar as mãos com excessiva frequência, boca seca, dificuldade de manter-se calmo etc.
       A boa notícia, no entanto,  é que existem tratamentos para esses problemas, que aparecem cada vez com mais frequência e em um número cada vez maior de pessoas de todas as idades. Além da consulta normal ao médico de confiança -  existem hoje outras formas de tratamento muito eficazes nesses casos. Como a psicoterapia, a hipnose e técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, entre outras. Técnicas essas, que não recorrem à utilização de medicamentos como antidepressivos e que, portanto, evitam  a dependência medicamentosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário